20 de set. de 2009

O termo "Bioética"

(Texto retirado da minha Monografia de final de curso de graduação)

O surgimento do termo Bioética, com a grafia Bio=Ethik, data do início do século passado, mais precisamente 1927, e foi empregada por Fritz Jahr como a emergência de obrigações éticas não apenas com o homem, mas a todos os seres vivos.[1]

Van Rensselaer Potter em 1971 enfocou o termo de forma a direcioná-lo para os problemas ambientais e sua relação com a saúde, empregando-o de forma interdisciplinar: “Eu proponho o termo Bioética como forma de enfatizar os dois componentes mais importantes para se atingir uma nova sabedoria, que é tão desesperadamente necessária: conhecimento biológico e valores humanos.”[2] Após outras definições da mesma natureza, em 1979 David J. Roy, definiu o termo como: “[...] o estudo interdisciplinar do conjunto das condições exigidas para uma administração responsável da vida humana, ou da pessoa humana, tendo em vista os progressos rápidos e complexos do saber e das tecnologias biomédicas.”[3]

Esta foi a primeira vez que se empregou o termo Bioética na questão do progresso das tecnologias aplicadas à saúde como motivador de reflexão ética.

O termo Bioética foi conceituado na Encyclopedia of Bioethics – 1995, como sendo o estudo sistemático das dimensões morais – incluindo decisões, conduta e políticas – das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar.

O Programa Regional de Bioética OPS/OMS 2001 definiu posteriormente o termo Bioética como sendo o uso criativo do diálogo para formular, articular e, na medida do possível, resolver os dilemas propostos pela investigação e pela intervenção sobre a vida, a saúde e o meio ambiente.

Para explicar esta apreciação com mais propriedade, traz-se José Roberto Goldim: A Moral e a Ética se referem às ações humanas. A Moral refere-se às normas do agir correto, enquanto que a Ética é a reflexão sobre as justificativas destas ações. A Moral é prescritiva enquanto que a Ética é o estudo geral do que é o bem ou mal.”[4]



[1] GOLDIM, José Roberto. Cultura e globalização. Ano 2004. Núcleo Interdisciplinar de Bioética, Porto Alegre. Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2005.

[2] POTTER, Van Rensselaer apud GOLDIM. José Roberto. Conceitos fundamentais em bioética: ética, moral e direito. Ano 2001. Núcleo Interdisciplinar de Bioética, Porto Alegre. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2005.

[3] ROY, David apud GOLDIM, José Roberto. Cultura e Globalização. Ano 1997. Núcleo Interdisciplinar de Bioética, Porto Alegre. Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2005.

[4] GOLDIM, José Roberto. Cultura e globalização. Ano 1997/1998. Núcleo Interdisciplinar de Bioética, Porto Alegre. Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2005.


Bookmark and Share


Congresso de Bioética

Começa essa semana. Compartilharei todas as novidades com vocês.


Bookmark and Share