17 de set. de 2012

BIOÉTICA DA PROTEÇÃO

A Bioética como Cuidado da Vida - sendo necessário modificar o paradigma ético da dimensão do cuidado, para fornecer um atendimento mais humanizados aos pacientes e aos necessitados e/ou incapacitados temporária ou permantemente.
É preciso fornecer proteção ao ser humano que se submete às intervenções médicas. Ao embrião que se submete a manipulações genéticas. A ética é uma reflexão sobre as nossas ações, não estamos sozinhos no mundo, é preciso se informar para poder refletir sobre o que está acontecendo ao nosso redor.
É preciso que se construam ferramentas adequadas para cada nação, o que é bom para um povo pode não ser para o outro. Em um mundo de desiguais, as ferramentas de cuidado devem ser igualmente desiguais, entretanto, dar a cada um aquilo de que necessita pode ser uma tarefa árdua e sem fim, processo de difícil alcance.
Amparar quem necessita, proteger quem esta ameaçado, esse é o lema do bioeticista!
Mas não desistamos, pois somente a divulgação de idéias e de pensamentos, podem fazer nascer dentro de cada um de nós a inciativa.
Uma boa relação médico-paciente, o consentimento livre e esclarecido, a boa-fé nas tratativas de ambas as partes, o cuidado com a privacidade e a dignidade de cada indivíduo, pode ser uma boa saída para evitar as ações de responsabilização e problemas éticos, físicos e estéticos irreversíveis.

Danielle Minchetti

Bookmark and Share


Nenhum comentário: